terça-feira, 8 de abril de 2008

Sobre sozinhar (ou sobre fazer o que é possível)


Um momento importante no processo e que ainda não teve espaço de discussão no blog foi a experiência proposta pela Jú Adur como sua colaboração frágil à criação.

No post de título “sozinho” ela apresenta sua idéia: a fragilidade que poderia me emprestar para esse momento é a relação que tem com a idéia de estar sozinha. Assim sua proposição foi que eu passasse um bom tempo sozinho no estúdio de trabalho, confinado, em comunicação com ninguém, sem livros, sem celular, sem computador.

Ficamos então, 60 horas trancados no cafofo: eu, algumas poucas músicas (relacionadas ao processo), câmera fotográfica e filmadora, papel, caneta, lápis de cor, um cachorro de pelúcia e uma rosa (os últimos gentilmente emprestados pela própria Jú).

Dentre as várias e intensas questões que poderia aqui destacar, duas me saltam aos olhos pela incisão com que influenciam o trabalho.

A primeira diz respeito ao fato de me surpreender com o quanto a experiência foi prazerosa. Em nenhum momento me senti impelido a sair, nem fiquei irritado, tenso ou ansioso com o isolamento. Me senti livre e tranqüilo, como se o confinamento me protegesse das várias obrigações que lá fora não paravam de me procurar... Isso me emprestou uma tranqüilidade pouco habitual em meu cotidiano: tempos sem pressa, sem pensar nos próximos passos, sem minha sempre presente ansiedade. Nesse ambiente me permiti a fazer o que me era possível. Fiquei com preguiça, fiz ações pequenas, fiquei tempos e tempos parado. Isso tudo está invadindo o trabalho. Uma vontade de fazer só o que é possível fazer. Nem uma caloria a mais.

Uma segunda especial situação gerou-se pelo encontro Ricardo-cafofo-confinamento-rosavermelha-goteiras. Me senti meio o Pequeno príncipe no asteróide B612, com seus vulcões e sua impetuosa e linda rosa. Mais uma vez o binômio presença/ausência no ar.

Obrigado pela oportunidade de visitar esses Ricardos Jú.

E sigo perseguindo os tantos outros.

Ricardo.

Nenhum comentário: